segunda-feira, 12 de outubro de 2009

DEZ: Performance - S01E01


DEZ: Você já quis saber muito sobre alguma coisa? Eu sim, dez vezes.
SOBRE: Comportamento jovem, moda, coisas, trecos, aquilo e isso.
PORQUÊ: Posso te dar 10 palavras, mas não agora. Me liga daqui dez dias.


Essa introdução é sinistra né? Nem sei como escrevi isso. Tá, com os dedos. (espertinho). Para começar bem eu decidi mudar de assunto, antes eu ia falar sobre “como se comportar durante um blackout”, mas agora mudei - todos mudam – porque passei meu domingo pensando em uma coisa importante para o mundo de entretenimento:

Porque atitude é antônimo de juventude?

Essa é fácil de responder. Porque essa geração McHypeGang só nasceu para assistir. Como assim? Eu explico: Atualmente o que chama atenção é um trabalho bem feito, diferente e teatral. Ninguém mais compra cd só por comprar e sim porque o artista manda bem ao vivo e tem uma performance excepcional, seja nos clipes ou nos shows. Isso é conseqüência de vários fatos passados: era tudo incrível e lunático. E a gente adora coisas assim né? Mas esse ainda não é o ponto da conversa. Vamos à TimeLine para vocês entenderem melhor.

Na Gringa a performance sempre foi valorizada e era ela que definia se o artista continuava em cena ou se ia dormir às 7h da noite. Desde o grande-talento
Michael Jackson com suas roupas coloridas e seu vozerão, até David Bowie com seus penteados, suas roupas psicodélicas e suas performances energéticas. No Rock nós tínhamos o Kiss e os Rolling Stones. No Pop acho que posso até arriscar em dizer Madonna também. Good times.

No Brasil não era tão diferente, tinha Ney Matogrosso (muito glitter e carão), Rita Lee (Paz, amor e cores psicodélicas) e o Raul Seixas (Tô loco, tô maluco beleza). Acho que foram os que mais marcaram a cena ‘performática’ do Brasil.

(clique na imagem para ampliar)

E Atualmente? Nós temos a Fantástica Lady Gaga (com seus arranjos músicas diferentes, figurino lunático e talento na veia-pop), Beyoncé (carão, brilho e muita coreográfica) e Kylie Minogue (dançante e futurista). No ritmo mais Alternativo temos Florence + The Machine (vozerão, flores e presença de palco), Bat for Lashes (Carisma e misticismo) Juliette Lewis (rock, rock, rock e cor!) e muito mais. Tem Sam Sparro, La roux, 3OH!3, Little Boots e muitos outros.

(clique na imagem para ampliar)

(clique na imagem para ampliar)

No Brasil a cena caiu mais que sextapes da Paris Hilton na internet. Posso citar quem manda bem na performance: Ana Cañas (muleca, talentosa e com uma presença de palco e voz inacreditáveis), Copacaba Club (são novos, mas são ótimos), Móveis Colônias de Acaju (talento, alegria e presença de palco) e Mickey Gang (novidade, é bom).

(clique na imagem para ampliar)

Tirando Mickey Gang, todos os outros não são mais adolescentes. (Adolescente define: 14 à 18 anos). Entendeu agora? Porque para ter atitude nós temos que esperar crescer? Alo? O sangue está fervendo agora e se você for esperar alguém mais velho, e mais experiente, vai roubar teu lugar. Amigo, acorda!

Então estão aí 10DEZ dicas de como se tornar um Performer:
1. Procura-se identidade:
Você tem que encontrar sua identidade, o que você quer mostrar, o que você vai fazer. Tenho que cantar bem? Não necessariamente. Você tem que ser bom, mas não precisa ser o Sinatra para conseguir ser bom no seu trabalho. Procura um estilo que você gosta, uma identidade visual, tenha um ideologia formada e divirta-se!

2. Louco? Eu?
Achou o que você quer fazer? Então concentra e imagine todo o seu show, mas tem que ser algo verdade. Porque se não, não vai durar nem dois dias. Faça como a Bat For Lashes: pegue algum tema especifico, o som que te inspira, as influencias artísticas e mistura tudo no liquidificador. Vão te chamar de louco? Que bom, já é um resultado.

3. SOM... SOM... TESTANDO.
Ensaiar é tudo. Ensaie no ônibus, na rua, em casa, no vizinho, em todos os lugares. Assim você pode conseguir influências diversas e alguém para participar dessa sua loucurinha.

4. U + Ur Hand or Someone
Tenho que ter banda? Nope. Escreva suas músicas. Pense nas performances e no seu trabalho. Obviamente você vai precisar de ajuda para colocar tudo em pratica. Então você pode chamar seus amigos, contratar alguém ou deixar o DJ soltar o som. A Florence manda bem sozinha, mas com a ‘The Machine’ (a banda) é muito melhor!

5. A Vergonha.
Pensou em algo doido, maluco, inexplicável. Bom, não vá matar alguém no palco ok? Apenas monte todo um esquema com o que vai fazer, pense nos detalhes, no seu publico alvo e....

6. ACREDITE!
Seguindo a linha de raciocínio da dica 5.; Já montou tudo? Conseguiu banda, DJ, lugar para ensaiar, tem todas as músicas escritas e tudo pensado? Agora é só acreditar que o que você vai fazer é verdade. Faça com o coração e sijoga mexmo.

p.s.: Se você não quiser quebrar o palco, você pode ensaiar mais e arrasar no vocal. Porém presença de palco é tudo, mesmo só cantando. Você tem que passar >energia<

7. Com que roupa eu vou?
Imagine a Lady gaga sem seu cabelo platinado, sem suas caras&bocas durante o show, sem o fashionismo todo. So Boring. Se você não gosta de ser fashion, ninguém se importa. Vista a roupa que você gosta. Exagere. Vai ‘performar’ sobre o que? Pensa e mãos a obra.

8. Lápis, papel, cola e tesoura.
Pega a sua roupa, risque. Pega seu vestido, cole aqueles desenhos que você gosta. Procure referencias nos mais diversos tipos de arte. Quem sabe aquela pintura não vai fazer parte do cenário do seu palco? Idealize (ou faça) você (ou seu grupo) o figurino, o palco e as coisas ‘materiais’ da apresentação.


9. Quem é você?
Ninguém me conhece, bua bua bua. Migues, acordar. Se não tiver divulgação do seu trabalho, do show ou do que você quer fazer... vai flopar. Grave alguma música na sua garagem, um vídeo do ensaio da banda, tire fotos artísticas. Divulgação pode ajudar, mas se você não acredita... não leia a dica 10DEZ.

10. É HOJE!
YUPI. É hoje o lançamento oficial do meu EP. Hoje tenho meu primeiro show naquele festival independente do bairro. Marquei uma apresentação no intervalo da escola. O que eu faço? TUDO! FAÇA TUDO! Coma, beba, relaxe e ensaie. Deixe tudo preparado para a performance. Se algo de errado na hora (não disfarce, vão notar), brinca com a situação e continua o show. Se não conseguir fazer o que queria, tenta outra vez. Se você tem talento e ama o que faz. O sucesso te espera!


6 comentários:

  1. GALERE!!! DEPOIS EU ARRUMO O POSTO. DESCULPEM... Ficou assim porque o Blogger me odeia :-/


    espero que gostem :-)

    ResponderExcluir
  2. Nossa, adorei as dicas *-*
    Só preciso achar meu talento agora AIOSHAIOHSI!
    Quem é a menine da foto da segunda dica ? É a Bat For Lashes ? Achei ela fofa *-*

    ResponderExcluir
  3. Kate Perry linda demais nesses vestidos o.o
    adorei xD

    ResponderExcluir
  4. com essas dicas eu já posso me tornar uma Madonna. não

    ResponderExcluir
  5. Adorei o seu jeito de falar de adolescentes e música de uma maneira tão diferente e interessante. Todo mundo fala desse assunto a todo momento, mas nada que li ou ouvi até hoje foi tão singular e convidativo!
    Tô seguindo :*

    ResponderExcluir
  6. Já posso ser pop,ok. HUHAUHA muito legal esse blog,amei mesmo *-*

    ResponderExcluir